Madrugada 97
2º Pelotão BM completa na data de hoje 40 anos de instalação em Ituiutaba
Divulgação/Reprodução

No dia 16 de setembro de 1980, através de uma ação conjunta entre, o Governador do estado: Sr. Francelino Pereira dos Santos, o prefeito municipal de Ituiutaba: Sr. Acácio José Cintra, do vice prefeito de Ituiutaba: Sr. Eurípedes da Costa Melo, da câmara de vereadores presidida a época pelo Sr. “José Arantes de Oliveira”, e do Comando do Corpo de Bombeiros que era subordinado a Polícia Militar – PMMG, inaugurou-se em Ituiutaba uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG.

Nesta época Ituiutaba foi uma das primeiras cidades do interior do Estado a ter uma unidade do CBMMG, que teve a denominação de Sexta Subseção de Combate incêndio (6ª SCI), sendo subornada diretamente ao Terceiro Grupamento de Incêndio (3º GI) em Belo Horizonte, durante o passar do anos o Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba teve várias outras denominações, atualmente denomina-se “Segundo Pelotão de Bombeiros Militar”, subordinado diretamente a Segunda Companhia de Bombeiros da cidade de Araguari (2ª Cia BM), e consequentemente também em Uberlândia, ao Quinto Batalhão de Bombeiros (5º BBM), e ao Segundo Comando Operacional de Bombeiros (2º COB).

Nestas quatro décadas várias transformações ocorreram na cidade de Ituiutaba e também na estrutura do Segundo Pelotão de Bombeiros, é notório e visível o crescimento da cidade e consequentemente do Corpo de Bombeiros Militar. Hoje o Segundo Pelotão de Bombeiros é responsável pela cobertura das ocorrências de: Salvamentos, incêndios, prevenções contra incêndio e pânico, defesa civil, outros tipos de prevenções de Bombeiros, e apoio a comunidade, em uma de área que compreende 11 cidades, sendo estas: Ituiutaba, Santa Vitória, Gurinhatã, Prata, Monte Alegre de Minas, Centralina, Canápolis, Araporã, Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira Dourada, tendo como somatória da população destas cidades aproximadamente duzentos e trinta e dois mil habitantes.

Anualmente o Segundo Pelotão de Bombeiro Militar atende em média 6 mil ocorrências em Ituiutaba e em toda a região. O conjunto de idéias do CBMMG para o futuro próximo se define na seguinte estratégia para que seus objetivos sejam alcançados

Missão
Servir à sociedade mineira com atividades de coordenação e execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

Visão
Atingir a excelência na qualidade dos serviços prestados à sociedade mineira.

Negócio
Proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio.

ValoresHierarquia e Disciplina
São os pilares fundamentais na instituição militar e representam, respectivamente: o reconhecimento das diversas subordinações existentes na estrutura organizacional e a obediência absoluta às leis.

 

Valorização da vida
É o conjunto de todas as iniciativas individuais e coletivas da organização que asseguram o respeito às pessoas e a dignidade pública.

Ética Atuar com respeito aos valores militares, tendo responsabilidade e comprometimento com os preceitos da Administração Pública.

Responsabilidade Social
Conjunto de ações responsáveis e transparentes realizadas com intuito de beneficiar os membros da sociedade e das corporações, na construção do bem-estar social.
Probidade Administrativa
É a atuação com integridade e honradez no exercício de sua atribuição institucional.

Compromisso
Responsabilidade adquirida para o desenvolvimento da atividade Bombeiro Militar.
Integridade e Honestidade
Atuar com retidão, sem visar o proveito próprio ou de outrem.

Eficiência
Contínua busca por melhoria das atividades de bombeiros, para prestar um serviço cada vez melhor.

Imparcialidade
Todo militar tem o dever de realizar suas atividades e de decidir sem envolvimento emocional, político ou corporativo, garantindo que haja sempre neutralidade na busca do bem comum.

Transparência
Buscar constantemente uma maior participação da sociedade civil e organizada, garantindo o acesso à informação e aos gastos da Corporação e demonstrando clareza nas ações praticadas.

Robustez Física
Ter a capacidade física para exercer as atividades de bombeiros, estando constantemente preparado para o desempenho de suas funções que exijam esforço físico.

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o amigo certos nas horas incertas!!!!!

Leia também
Regional

Ex-Prefeito Gilberto Severino saiu do respirador e está consciente

Informações dada a pouco tempo pelo irmão do mesmo, ele informou a nossa redação que o Dr. Gilberto …

Há 16 horas atrás - 79
Regional

COVID-19: Confira o boletim dessa quarta-feira(23)

Há 2 dias atrás - 113
Regional

Ituiutaba registra 5 óbitos nas últimas 24 horas

Há 2 dias atrás - 134