Madrugada 97
Estado lança campanha de prevenção a incêndios florestais
CBMMG

Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), acaba de lançar a campanha de prevenção a incêndios florestais. Com o tema “Quando a natureza sufoca, quem não respira é você”, a iniciativa apresenta peças publicitárias com mensagens educativas nas redes sociais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) – @meioambienteminasgerais – e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) – @bombeirosmg -, parceiro na iniciativa.

A corporação militar é membro da Força-Tarefa Previncêndio (FTP), programa coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para prevenção e combate a incêndios florestais nas unidades de conservação estaduais.

Além das peças para redes sociais, que serão veiculadas até outubro, a campanha prevê spot de rádio e divulgação de conteúdo jornalístico com informações sobre os impactos dos incêndios para o meio ambiente e a saúde.

A divulgação da campanha coincide com o período crítico para a ocorrência de incêndios, que se estende até novembro, devido à estiagem. A temporada de incêndios florestais ocorre todos os anos com início em julho, atingindo o pico de ocorrências nos meses de setembro e outubro. O intervalo é marcado pela baixa incidência de chuvas e ressecamento da vegetação, além da baixa umidade relativa do ar, o que propicia maior número de focos de fogo.

Trabalho conjunto

Para o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, a diminuição da área queimada nas unidades de conservação estaduais é resultado, principalmente, do trabalho conjunto promovido pelo instituto, em parceria com os demais membros da Força-Tarefa Previncêndio:  Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros, polícias Civil e MilitarDefesa Civil estadual, além de brigadas voluntárias e contratadas nas ações de prevenção e contenção de incêndios em Minas Gerais.

Minas Gerais conta, atualmente, com 93 unidades de conservação administradas pelo IEF, sendo o Instituto responsável pela proteção de uma área de 2,4 milhões de hectares no estado.

Fonte: Agência Minas Gerais 

Imagem: CBMMG

Leia também
Clima

Onda histórica de frio será sentida em Minas a partir desta sexta (21)

“A tendência é que a partir de hoje esse frio já chegue na região da Serra da Mantiqueira. A …

Há 1 mês atrás - 867
Recuperação

Paciente que estava há 8 dias na UTI, recebe alta

Uma paciente que estava internada há 8 dias no Hospital São José, recebeu alta hoje(18). Profissionais da saúde …

Há 1 mês atrás - 1994
Covid-19

Ex-Deputado Caio Nárcio morre em São Paulo

Ele estava internado desde o início de julho e testou positivo para Covid-19; no sábado (15), o pai …

Há 1 mês atrás - 328