Madrugada 97
Expocafé 2020 apresenta dinâmicas de máquinas on-line
Foto: Erasmo Pereira

Expocafé, principal evento nacional de tecnologias para a cafeicultura, teve de se adaptar ao momento de pandemia causada pelo coronavírus. A 23ª edição que aconteceria em maio no município de Três Pontas, no Sul de Minas, migrou para o ambiente on-line. Responsável por organizar o evento, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), buscou meios de levar para o digital todas as características da feira que reuniu mais de 15 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 200 milhões em negócios só na edição de 2019.

Um dos principais momentos da programação da Expocafé é a dinâmica de máquinas. Na versão presencial, os participantes vão a campo para conferir demonstrações de tecnologias, práticas e equipamentos. Já na versão on-line, o público é convidado a assistir a vídeos com as mesmas demonstrações em campo, mas com a vantagem de poder revê-los a qualquer momento e ainda entrar em contato com as empresas por meio dos estandes virtuais.

Para 2020, a equipe organizadora da Expocafé preparou 18 vídeos que estão disponíveis desde quarta-feira (15). O acesso, mediante inscrições, é feito na aba “Café Play”, no site da Expocafé. O conteúdo, disponibilizado em parceria com a Rede Social do Café Peabirus, ficará disponível até o dia 14 de agosto.

Entre os vídeos, estão demonstrações de colhedoras, roçadeiras, derriçadeiras e podadeiras de última geração de marcas como Jacto, Husqvarna, Stihl, Makita, Kamaq e Brudden. Além disso, o espaço reúne vídeos com instruções sobre manejo sustentável do solo, do mato e de outras máquinas e implementos agrícolas. Os interessados também poderão aprender como misturar herbicidas em tanque e monitorar as condições hídricas dos cafeeiros por satélite.

As cultivares de café são um destaque à parte nas dinâmicas on-line da Expocafé 2020. Os pesquisadores da Epamig, Juliana Resende e Antônio Pereira (Tonico), falam especificamente da variedade MGS Paraíso 2. A cultivar, desenvolvida pelo Programa de Melhoramento do Cafeeiro, se destaca em trabalhos realizados em diferentes áreas do Sul de Minas e do Cerrado mineiro tanto pela produtividade quanto pelo perfil sensorial da bebida. Outras variedades de café são mostradas pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Júlio César Mistro.

Epamig comercializa cafés e produtos gourmet em estande virtual

Organizadora do evento, a Epamig possui um estande virtual na Expocafé 2020. A empresa comercializa produtos gourmet como vinhos, espumante, lácteos e azeite extravirgem, além de publicações e insumos qualificados.

Além disso, uma série de cafés varietais das cultivares MGS Aranãs, MGS Paraíso 2 e Catiguá MG2 da safra 2020 foi produzida especialmente para a comercialização durante o evento.

A Expocafé 2020, versão on-line, é realizada pela Epamig e pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Emater-MG e Consórcio de Pesquisa Café.

 

Fonte: Ascom Epamig

Leia também
Agronegócio

Feira virtual do Pró-genética começa no Sábado, 1° de agosto

A primeira Feira Virtual do Pró-Genética e Pró-Fêmeas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba acontece de 1 a …

Há 1 semana atrás - 200
Mercado

Confira as cotações desta segunda-feira, 27 de julho

Confira as cotações do mercado de acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cacheira Dourada …

Há 1 semana atrás - 174
Agronegócio

Agricultura Familiar e Cooperativismo serão temas de webinário idealizado pela Seapa

Construir de forma conjunta um ambiente favorável para o fortalecimento da atividade agropecuária por meio da cooperação. É …

Há 1 semana atrás - 38