Bom Dia Cancella
O drama ameaçador dos incêndios em vegetação está se transformando em pesadelo para Ituiutaba e região
Divulgação/Reprodução

O Segundo Pelotão de Corpo de Bombeiros Militar, com sede em Ituiutaba e cobertura em várias cidades do Pontal Mineiro, tem enfrentado uma luta inglória nos últimos anos para combater e controlar incêndios a vegetação urbana e rural. Nesta quinta-feira (27) a equipe da corporação, novamente teve desempenhou trabalho desproporcional para evitar uma tragédia de resultados altamente negativos para a vida humana e animal. Confira a ocorrência:

CBMMG COMBATE INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÃO EM CAPINÓPOLIS

“Nesta quinta-feira, 26 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para conter um incêndio de grandes proporções no município de Capinópolis próximo a usina CRV. Aplicando técnicas de combate a incêndio florestal, com apoio de tratores e 18 caminhões pipa das Usinas CRV e SJC, prefeitura e outras empresas, a guarnição de bombeiros conteve as chamas, evitando sua propagação. O combate durou mais de doze horas. Queimando uma extensa área de cana, palhada e pasto além de diversas reservas, que devido a grande proporção não foi possível estimar até este momento.

A coluna de fumaça podia ser vista a quilômetros de distância. O tempo seco, a vegetação queimada pelas geadas e os ventos fortes contribuíram para o rápido desenvolvimento do incêndio. As rajadas de vento davam origem a novos focos distantes das áreas que estavam sob combate. O perigo de que o fogo avançasse para as áreas urbanas era outro agravante.
Além do desmatamento e dos gases poluentes, a fumaça formada é o que mais prejudica os motoristas que transitam na rodovia, os mesmos reclamam da dificuldade visual. A Polícia Militar foi acionada para realizar a sinalização a rodovia evitando acidentes. O Corpo de Bombeiros lembra a população que qualquer atividade que cause poluição ao meio ambiente e danos à saúde humana, como queimadas em lixo, matas e lotes vagos, se configuram como crime ambiental, de acordo com a Lei Federal Nº 9.605/98. Se pego em flagrante, o autor é conduzido à delegacia, recebe multa que varia entre R$ 150 e R$ 2.500. Denúncias também podem ser realizadas de forma anônima via 181 ou mesmo com a Polícia Militar via 190”. Em caso de Emergência ligue 193. Bombeiro Militar, o Amigo Certo nas Horas Incertas!

#incêndio, #bombeirosmg, #governodemg, #ocorrência, #ituiutaba

Leia também
A FORÇA DO AGRONEGÓCIO

Arroba do boi começa a semana com leve alta

O preço da arroba do boi gordo teve alta de quase 0,5%, em São Paulo, sendo comercializada, nesta …

Há 23 horas atrás - 43
PLANTÃO DE VACINAÇÃO NESTE SÁBADO

Ituiutaba terá programação de multivacinação neste sábado 16

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em cumprimento à solicitação do …

Há 5 dias atrás - 138
MELHORIA PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Zema anuncia incorporação do abono 3 para servidores da educação

Incorporação do Abono 3 aos vencimentos a partir de outubro de 2021. A Lei nº 21.710, de 2015, …

Há 5 dias atrás - 346