Bônus Cancella
Presidente da Argentina envia Projeto de Lei para legalizar aborto ao Congresso
Divulgação/Reprodução
(Foto: Carta Capital)

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou na tarde desta terça-feira, 17, que enviará ao Congresso Nacional dois projetos relacionados à saúde das mulheres do país. O primeiro institui políticas públicas de acompanhamento a gestantes durante a gravidez e os primeiros anos de vida dos bebês e o segundo legaliza o aborto no território nacional. “A criminalização do aborto só fez com que eles ocorressem de forma clandestina em quantidades preocupantes”, afirmou o presidente, que disse sempre ter se comprometido com o acompanhamento de mulheres grávidas e com o cuidado da saúde daquelas que querem interromper a gestação. Fernández afirmou também que o Estado não deve se desagregar de nenhuma das realidades das mulheres.

Para embasar o projeto de lei, o presidente trouxe dados sobre hospitalizações feitas após complicações de abortos clandestinos. Segundo ele, mais de 38 mil internações são feitas anualmente. “Desde a recuperação da democracia mais de 3 mil mulheres morreram por essa causa. A legalização do aborto salva a vida das mulheres e preserva a capacidade reprodutiva delas, que muitas vezes é afetada por esses abortos inseguros. Ela não aumenta nem promove a quantidade de abortos, só resolve um problema de saúde pública”, disse. Além de detalhes sobre o projeto do aborto, Fernández anunciou uma série de benefícios sociais voltados às mulheres que desejam ter os filhos gerados e políticas igualitárias contra violência de gênero.

Leia também
Mundo

Se vencer na Geórgia, Biden terá delegados suficientes para ser eleito

Apuração ainda não terminou no estado. Se vencer na Geórgia, Biden chegará a 280 votos no Colégio Eleitoral …

Há 3 semanas atrás - 1117
Mundo

EUA vão às urnas para decidir entre Donald Trump e Joe Biden

  Quase 100 milhões votaram com antecedência, um recorde. Estabelecimentos usaram tapumes temendo confrontos entre eleitores Em uma …

Há 3 semanas atrás - 1080
Mundo

Ataque a faca deixa 3 mortos na Basílica de Nice, na França

Ataque a faca deixa 3 mortos na Basílica de Nice, na França Um ataque a faca deixou três …

Há 4 semanas atrás - 1135