Programação Musical
‘Quero encerrar meu mandato como a melhor prefeita do Brasil’, diz Leandra Guedes a primeira mulher a governar Ituiutaba
Divulgação/Reprodução

“Quero encerrar meu mandato como a melhor prefeita do Brasil, eu vou escrever meu nome na história”, assim a prefeita de Ituiutaba Leandra Guedes (Avante) pretende finalizar o governo em 2024.

Em uma série de reportagens com os eleitos das principais cidades da região do Triângulo e Alto Paranaíba, o G1 mostra quais são as expectativas dos chefes dos executivos para os próximos quatro anos. Confira.

Primeira prefeita de Ituiutaba

Natural de Cachoeira Alta (GO), Leandra Guedes Ferreira tem 47 anos, é divorciada e tem ensino superior completo. Antes das eleições, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de pouco mais de R$ 500 mil.

Leandra conquistou a Prefeitura de Ituiutaba no dia 15 de novembro com 46,67% dos votos e, em 1º de janeiro, se tornou a primeira prefeita da cidade.

Em muitos lugares as pessoas afirmam que eu sou uma esperança e assim quero ser. Vou fazer valer isso, fazer que a cada dia as pessoas tenham mais confiança no gestor e mostrar que quando se coloca gente competente e honestas as coisas dão certo. Quero encerrar meu mandato como a melhor prefeita do Brasil.
— Leandra Guedes

O diálogo com a população, segundo Leandra marca da campanha eleitoral, continuará sendo a base da gestão como prefeita. Conhecer os anseios da população e avançar de acordo com o que o povo precisa será prioridade nos próximos quatro anos.

“Eu falo que a partir do dia 1º de janeiro a Prefeitura foi entregue ao povo, porque todas as decisões estão sendo tomadas com esse diálogo com o povo de Ituiutaba e assim será durante esses quatro anos”.

Planos para os 100 dias

As metas para os primeiros três meses de governo estão relacionadas às áreas da Saúde e Assistência Social. Leandra ressaltou a importância de dar apoio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade.

“Vamos buscar cumprir todos os nossos compromissos de campanha e, logo agora de início, para os primeiros meses de governo, a nossa preocupação é a saúde e depois o social. A gente sabe que essa pós-pandemia, tão aguardada, a parte social vai precisar da gente. Vamos lançar o ‘Cartão do povo’ e logo pretendemos cadastrar essas famílias”, disse.

Saúde

Diariamente, dezenas de pacientes buscam atendimento no Hospital São José, unidade filantrópica que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os gargalos na área precisam ser supridos o quanto antes, segundo a prefeita.

“O problema mais vigente em Ituiutaba hoje é a saúde. Temos muita urgência nessa área. Precisamos dar estrutura para o nosso hospital. Já assinamos alguns convênios para trazer recursos e repasses para o Hospital São José”.

Leandra Guedes também diz que planeja estruturar melhor as Unidades Básicas de Saúde para desafogar o Pronto Socorro Municipal.

Ituiutaba é referência para ao menos oito cidades cidades da região quando o assunto é atendimento médico e hospitalar. A construção de um hospital regional também faz parte dos planos para a saúde da cidade. “Estamos trabalhando nisso e já vamos dar os primeiros passos para que esse sonho se torne uma realizada”, disse.

Uma outra possibilidade segundo a prefeita, seria transformar o Hospital São José em uma unidade regional. Reuniões já estão sendo feitas com a instituição, nesse sentido, de acordo com Leandra.

Pandemia

A nova administração ainda não formou um comitê enfrentamento à Covid-19. Segundo Leandra Guedes, reuniões têm sido feiras com com a Secretaria de Saúde para definir a formação do grupo. Sobre a vacina a prefeita afirma que já assinou junto ao Instituto Butantan o termo de interesse de aquisição.

“Se eu tenho interesse na vacina e outra pessoa também tem, mas ela não se manifesta e eu me manifesto, o instituto vai olhar para quem se manifestou. Estamos em busca do sim, trabalhando de olho no futuro para que Ituiutaba não fique parada como ficou por tantos anos.
— Leandra Guedes

Obras e Infraestrutura

Leandra contou que uma reunião com a equipe liderada pelo secretário de Obras e Serviços Urbanos, Vicente de Paula Fontoura Filho, já foi realizada para traçar as ações iniciais na cidade.

Leandra citou a obra do estádio, que é uma obra parada e cobrada pela população de Ituiutaba. Uma reunião com a empresa licitada na gestão passada já foi realizada para dar continuidade aos trabalhos.

“Visitamos a obra e vimos que o tempo está desgastando e desfazendo o material já aplicado. Precisamos correr com isso para que a gente não tenha que investir novamente no que já foi feito”, disse.

Escoamento de água pluvial, estradas rurais e pavimentação são os três grandes problemas que a prefeita afirmou que vai tentar solucionar o mais rápido possível.

“Estamos fazendo um trabalho cuidadoso com nossas equipes e a partir da próxima semana já acompanho de perto esse trabalho de pavimentação dessas ruas”.

Economia

O município de Ituiutaba tem a economia voltada para o agronegócio. Nas áreas rurais são produzidas soja, laranja, feijão, milho, leite. E por isso, haverá maior valorização do produtor rural, sempre ouvindo as necessidades dos produtores, bem como empresários.

“Já estamos nos reunindo com empresas de Ituiutaba que pretendem ampliar os negócios. Não estamos parados e vamos buscar novos investidores e valorizar os que já existem na cidade”, pontuou.

Desenvolvimento Social

Leandra afirmou que um de seus principais compromissos é dar assistência à população vulnerável, em especial as mulheres.

“Nós queremos ‘empoderar’ essas mulheres, ensinar profissão para que elas possam ser colocadas no mercado de trabalho. Vamos deixar também um número de vagas na prefeitura para acolhermos essas mulheres e convido outras pessoas também para acolhermos essas mulheres. Vamos criar um espaço para que elas possam trocar experiências e resgatar a autoestima. A partir do momento que uma mulher é ‘empoderada’ ela tem condições de tocar a vida pra frente”, disse.

Leia também
Covid-19

Anvisa deve liberar segundo lote da CoronaVac nesta sexta-feira

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá realizar nesta sexta-feira, 22, uma reunião da diretoria colegiada para decidir sobre …

Há 1 mês atrás - 699
Política

Erundina diz que impeachment e volta do auxílio emergencial são prioridades da Câmara

A deputada federal Luiza Erundina (PSOL) defende que a aprovação do processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, assim como o …

Há 1 mês atrás - 935
Futebol

Ídolo, Souza critica fase do São Paulo: ‘Parecendo o Corinthians e quem não tem Mundial’

Multicampeão pelo São Paulo, o meio-campista Souza fez duras criticas ao time após a vexatória derrota para o Internacional pelo placar de …

Há 1 mês atrás - 655