Cancella Mix
Segunda etapa da vacina contra aftosa está valendo
Divulgação/Reprodução

Esta é a segunda etapa da campanha contra a febre aftosa e a expectativa é que cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos, como búfalos, com até 2 anos de idade sejam imunizados. De acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, 18 estados mais o Distrito Federal participam da vacinação.

Mas atenção! No Amazonas e em Mato Grosso participam apenas os municípios que ainda não têm reconhecimento de áreas livres de febre aftosa sem vacinação. As vacinas devem ser compradas nos locais autorizados e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda.

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

Os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e parte do Amazonas e do Mato Grosso são reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação, sendo proibida a aplicação e comercialização da vacina nessas regiões. A meta do governo é que todo o território brasileiro seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

A doença afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Traz prejuízos e restrições na comercialização das carnes e produtos pecuários. Fotografia Ludmila Ribeiro. #febreaftosa, #agronegócio, #agropecuária

 

Leia também
A FORÇA DO AGRONEGÓCIO

Cotação da arroba de bovinos segue em queda

O preço da arroba do boi gordo teve queda de quase 1%, em São Paulo, sendo comercializada, nesta …

Há 1 mês atrás - 240
A FORÇA DO AGRONEGÓCIO

Em semana de feriado boi gordo e suíno começam com queda no preço da arroba

O preço da arroba do boi gordo teve queda de mais de 4%, em São Paulo, sendo comercializada, …

Há 2 meses atrás - 319
A FORÇA DO AGRONEGÓCIO

Eventos climáticos responderá pela queda drástica na produção agrícola brasileira

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu a live “Perspectivas climáticas: o que esperar para …

Há 2 meses atrás - 236